quarta-feira, 28 de julho de 2010

Presentão Por 140 Caracteres


O bum das mídias hoje é o twitter, toda empresa, pessoa, ou organização já tem o seu. Mas, será que elas sabem gerir essa ferramenta?

Algumas empresas, muito bem familiarizada com a new media, já criaram um departamento exclusivo para twitar. FENOMENAL! Além de ações em outras redes, como orkut e facebook, elas gerenciam através dessas mídias o que os consumidores falam sobre seus produtos e serviços, como numa espécie de feedback. Existem empresas que vão além e presenteiam aqueles clientes que falam bem dos seus produtos, como foi o caso da Wheat Thins, um biscoito popular nos EUA.

A Wheat têm uma equipe que monitora o que é dito sobre a marca no Twitter e, quando encontram alguém que fale bem do biscoito, eles presenteiam, foi o que aconteceu com Tabitha Hancock, que ganhou por 140 caracteres alguns pacotinhos de biscoito.

Acho que não foi só a cliente twitteira que ganhou, o biscoito deve ter levado uma mídia espontânea para casa também!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ainda Pensa ON?


Estou lendo alguns artigos sobre educação e novas tecnologias, onde os autores abordam sobre a necessidade dos docentes atualizarem-se quanto ao uso dessas ferramentas.

É engraçado como não só na área educacional, mas também no mercado como um todo, algumas pessoas ainda não conseguiram perceber os benefícios gerados pela Era da Tecnologia e não se aproveitam desse momento. O velho marketing de mídias de massa não é hoje o maior fator de participação na mente do consumidor, o que conta de fato são as ações diferenciadas, que vão ou não marcar aquele cliente.

Antes se utilizava um volume muito grande em mídia, para que o consumidor lembrar-se da marca e comprasse, hoje é diferente esse mesmo consumidor já busca na Internet ou em referencias próximas, como amigos, por exemplo, o que ele deseja. Dessa maneira é fundamental pensar em estratégias que atraiam, envolvam e surpreenda cada vez mais os clientes, e muitas dessas estratégias só surtirão bom efeito se forem digitais, não é via de regra, mas é fato.

A palavra chave do novo século é ATUALIZAÇÃO. Tudo isso exige uma postura de atualização constante, criar conceitos não basta mais, hoje se precisa criar historias que sejam presentes tanto OFF, quanto ON, sobre tudo ON.

Duvidas?

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Guaraná Cor-de-rosa


Aqui no Maranhão pensou em Jesus, pensou em guaraná cor-de-rosa.O guaraná é o segundo refrigerante mais consumido no Maranhão, perdendo apenas para a internacional Coca-Cola.

O refrigerante ganhou medalha de ouro de melhor estratégia de marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design, o Idea, a maior premiação mundial de design. A campanha vencedora ocorreu no fim de 2008 para renovar o visual da lata.

Pense global, faça regional. É isso ai!

ProsuSan. Merece Ser Divulgado.


A Produtora Produsan já era realidade mesmo antes de existir no papel. Em 2005, San Devid e Roberto Halison foram chamados para dirigir e editar, o primeiro DVD gravado ao vivo no Maranhão, o DVD do Forrozão Tropikália. E já com uma experiência de longos anos de trabalho, não deu outra: o DVD foi um sucesso! Depois do sucesso do primeiro DVD, vários outros trabalhos apareceram para a dupla. San e Betinho (como são mais conhecidos) reconheceram que dariam muito certo trabalhando juntos e viram que era hora de fazer uma sociedade. Mesmo com muita dificuldade (principalmente financeira) eles até chegaram a comprar equipamentos juntos. Betinho se afastou por um tempo do projeto e foi aí que, em 2008, San resolveu registrar o "fruto" de todos esses anos de trabalho e oficialmente nasceu a PRODUSAN.
Em 2009, Betinho retorna à sociedade e os dois resolveram investir de vez naquilo que já havia sido consolidado pelos anos de trabalho árduo. Agora além de Diretor e Editor, San e Betinho se tornaram também empreendedores.

O resultado dessa produtora jovem é o reconhecimento e respeito por parte das agências e profissionais locais. Quer conhecer mais? Acesse: http://www.produsan.blogspot.com/

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Galera Criativa

Seis estudantes maranhenses, do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda do Ceuma Wesley Veras, Stefanie Sernaiotto, Nilton Dourado, Izabel Almeida, Henrique Sugmyama e Rodrigo Emanuel ganharam o 1º lugar na categoria Campanha Publicitária para pequenas empresas durante o Intercom Nordeste 2010, realizado de 10 a 12 de junho, em Campina Grande/PB com o case Motoride.

O case é resultado de um trabalho interdisciplinar, que envolveu as disciplinas do 5º período: Direção de Arte (prof. Emílio Ribeiro), Redação Publicitária II (prof. André Fernandes), Atendimento (prof. Miguel Abdalla), Mídia (prof. Salomão Santos) e Produção em Rádio (prof. Áurea Ewerton – coordenadora do projeto). O case será ainda apresentado na etapa nacional do Intercom que acontece de 2 a 6 de setembro, em Caxias do Sul-RS.

Puta Caspa! Que Sacanagem


Quem tem caspa sabe bem o incômodo que é aquela coisa caindo na camisa e você ter que ficar toda hora passando a mão no ombro para limpar. Sei como é que já tive e é horrível, totalmente indigesto.

Foi observando situações do dia-a-dia, como estas, que a agência Grey da Alemanha desenvolveu uma ação pra lá de criativa para divulgar o shampoo Pro-V anticaspa da Pantene.

A agência distribui em diversos restaurantes saleiros adesivados com a cabeça de uma mulher. A intenção era de brincar com o sal que sai da cabeça do saleiro, fazendo uma alusão com a caspa que sai da cabeça (cabelos) de quem tem esse problema.

Show de bola! Uma mídia simples, fácil, bem pensada e impactante.

Livro Novo Na Praça

A publicitária Zenaide Radaneza, diretora de mídia e administrativa da AG.10 Propaganda, lançará nos próximos dias o livro Faturamento Em Agencias De Publicidade.

Ela, que já possui dois livros lançados, desenvolveu sua nova obra através da sua observância de 11 anos de trabalho em agência de propaganda e publicidade. “Esse livro foi escrito devido à falta de literatura sobre finanças e faturamento em agências de propaganda e publicidade.”, ressaltou a publicitária.

O livro é uma explicação didática dos procedimentos básicos e embasamento das leis que regem a propaganda e publicidade para que possam aplicá-las no dia a dia das agências.

Já reservei o meu, agora é aguardar! Fica ai a dica.