quinta-feira, 3 de março de 2011

Quem é o dono da ideia?

Vou falar aqui sobre a realidade local das instituições de ensino superior que possuem o curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda.

Temos hoje nas principais faculdades com o curso, excelentes professores, alguns atuantes no mercado e com um know how muito bom, contudo, não podemos negar também que existem docentes que são procedentes de outras áreas e não possuem a menor noção de como funciona uma agência de publicidade ou um departamento de marketing. Entendam, não estou dizendo que eles são despreparados para lecionar sua disciplina, mas sim, que não conhecem o processo de comunicação.

Estou falando isso para esclarecer uma duvida que alguns alunos tem, e pasme alguns professores de publicidade também (neste caso vale salientar que são justamente aqueles que nunca pisaram numa agência ou DP de Marketing).

A duvida a ser esclarecida é a seguinte: um grupo de alunos realizou um trabalho de criação. De quem é a ideia?

De quem fez a arte ou de quem fez o texto? De quem deu o direcionamento e conceito criativo? De quem elaborou o plano de mídia?

A resposta é bem simples, a peça é de todos! A ideia é do grupo, fruto da junção de insights coletivos. Não existe essa de que quem fez o texto é o dono ou quem fez a arte assina só. Negativo! Não funciona assim. Por exemplo, se fosse em uma agência, a peça poderia ser utilizada num portfólio do Diretor de arte ou do Diretor de Criação, ou ainda do Redator.

O trabalho coletivo pertence à agência, no caso de uma sala de aula, ao grupo. A ideia não tem dono e principalmente não obedece a hierarquias.

A criatividade é dinâmica, sempre foi e sempre será.

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