sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Brief da semana!



Novidades Sinapro 01

A Sinapro Maranhão fechou essa semana uma parceria com a Ipsos Marplan que apoiará o Prêmio Anual da Propaganda Maranhense, que acontece pela primeira vez.

Novidades Sinapro 02

O DIA MUNDIAL DA PROPAGANDA é um dos maiores acontecimentos do meio publicitário nacional e, possivelmente, o maior evento da publicidade maranhense. A Sinapro está organizando um dia que deve ser comemorado com glamour e muita criatividade, um dia para congraçamento de todos os que fazem a propaganda ser esse diferencial a serviço de clientes e do mercado.

Novidades Sinapro 03

No dia Mundial da Propaganda a Sinapro promoverá o lançamento do  PREMIO ANUAL DA PROPAGANDA MARANHENSE e apresentará a CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DAS AGENCIAS.

Parabéns Criativo

Quem trocou de idade nesta semana foi Elivan Romão, Diretor da SET Filmes São Luis. Parabéns!

VCR Contrata

A agência VCR está em busca de Redator Publicitário, interessados podem enviar portfólio para o e-mail leo@vcrma.com.br.

Dicas de segurança criativa

Em algum lugar por estes dias escutei a frase NÃO CRIE PLATAFORMAS, FAÇA COISAS LEGAIS, seguindo este conceito a Ideia Propaganda compartilhou em sua Fan Page dicas bem criativas desenvolvidas pela Dínamo Engenharia para uso correto e seguro dos eletrodomésticos. Very cool

Para os jovens talentos

A AIESEC São Luís está com as inscrições abertas para o Programa Jovens Talentos, uma oportunidade de trabalhar na maior organização estudantil do mundo. São 03 vagas para o Time de Design e Branding que é responsável pela identidade visual da AIESEC em São Luís, a partir da elaboração de materiais gráficos e audiovisuais para melhorar a qualidade dos produtos comunicacionais do Comitê. Se você possui conhecimento em Web design e Projeto gráfico, bem como domínio em ferramentas de edição (photoshop, corel draw e illustrator); conhecimentos em programas de edição de vídeos; tem criatividade e escreve bem essa é a sua chance! Inscreva-se pelo endereço:  www.aiesec.org.br/sao-luis/jovenstalentos

@coelhofernando

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Inspire-se



Hoje o entrevistado do programa Inspirar da TV Guará (Record News) será o Publicitário e Professor Universitário Guilbert Macedo.

Guilbert é MBA em Marketing Estratégico e Comunicação e possui vasta experiência em Criação Publicitária já tendo passado pelos Departamentos de Criação da Quadrante e Departamento de Marketing da TVN.
Hoje o Publicitário atua como Consultor de Mercado e é também Professor Titular da disciplina Redação Publicitária da Faculdade São Luís.

Inspire-se hoje a partir das 17h45 no Programa Inspirar (Canal 23) com entrevista desse super criativo articulada por Hélcio Santiago.

@coelhofernando

sábado, 18 de agosto de 2012

A base do relacionamento 2.0



Inegavelmente todos são levados a consumir, seja por necessidade real ou compulsão, seja no mundo off line ou digital.

O homem pós-moderno tem cada vez mais poder de escolha e opções a escolher, com as plataformas virtuais essas opções só aumentam diariamente e as marcas que antes se tornavam comuns apenas no espaço tangível agora passam a se tornar comuns também no intangível, ou seja, no virtual.

Para uma marca se diferenciar no mundo digital ela deve atuar com sinceridade, clareza, transparência, ética e muita, mais muita criatividade. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e perceptivos, hoje eles não aceitam muito facilmente o que é comunicado, eles tem a “busca” em suas mãos, a grande prova disso é o numero de acessos a página Google.

O relacionamento 2.0 é composto pelo tripé pessoas, tecnologia e aspectos financeiros, quando uma empresa decide investir também na internet, é fundamental, que a mesma pesquise e entenda o seu target, presença digital deve gerar receita ou fornecer bases para ações futuras.

Para que a inserção da sua marca no mundo digital seja eficiente, conheça os hábitos e preferências do seu e-consumer, assim terá dados suficientes para planejar e executar um bom planejamento digital e desenvolver atividades virtuais mais atraentes.

Boa sorte e conecte-se!

@coelhofernando

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Brief da Semana!


Mais e mais!

Essa semana a Mais FM realizou um multirão de visitas para parabenizar as premiadas AG 10, Quadrante Design, Mallamann Marketing e Phocus Propaganda.

Segundo o diretor da rádio Leo Felipe, não foi nenhuma surpresa ver essas agências e seus profissionais reconhecidos pelo Prêmio Colunistas Norte Nordeste.

Novamente, parabéns a todos que colocam a publicidade maranhense no topo.

Reforço na equipe Mallmann

Na ultima sexta, o time da Mallmann Marketing ganhou um reforço. Quem está por lá para  somar no brainstorming é o Diretor Arte Lucas Ribeiro.

Potiboy!

Nos últimos dias, as principais avenidas da cidade receberam a visita de promotores vestidos do mascote mais famoso de São Luís: o Potiboy! Uma ação promocional que a Quadrante, com o apoio da Galpão de Ideias, realizou para a Potiguar, com o objetivo de divulgar o Feirão Especial do Cohafuma e também a promoção em parceria com a Bosch e a Decor para o Dia dos Pais. 

Ação boa é ação diferente! Parabéns!

Parabéns para vc!

Quem assoprar as velinhas essa semana no Grupo Phocus foi bela e criativa Executiva de Contas, Camila Martins. Felicidades!

@coelhofernando

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Brief da semana!



Quadrante

A agência Quadrante pelo 3º ano seguido conquistou o prêmio de empresa de design do ano no Colunistas NN, não parando por ai ela também conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em diversas categorias na área de propaganda.

Publicitário do ano

Daniel Caracas e sua agência Phocus também levaram medalhas no Prêmio Colunistas NN. Pelo segundo ano consecutivo, a Phocus foi a agência maranhense mais premiada, levando para a estante um total de 5 medalhas. Entre as categorias, uma inédita para o Maranhão: o Prêmio Grand Prix de Publicitário do Ano para o CEO do Grupo, Daniel Caracas. Parabéns moçada.

AG.10

Quem também ganhou medalha foi a agência 10 do estado, AG.10 Propaganda, que inscreveu seu cliente Class e subiu no podium 2 vezes.

Registro

Pra finalizar um click na galera do 4º período matutino de PP do Uniceuma.

@coelhofernando


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Look Market com Marcelo Bazan



A fórmula mágica para um planejamento criativo não existe, quem nos atesta isso é meu convidado desta semana do LOOK MARKET.
Para ele a construção de histórias sempre esteve presente na comunicação bem feita, entretanto agora o digital vai estreitar a relação entre marcas e consumidores e exigir uma maior entrega por parte das marcas.
Confira meu bate papo com Marcelo Bazan, Gerente de Planejamento na F/Nazca e Articulista do Portal UnPlanned.
Look Market com Marcelo Bazan
Blog do Fernando Coelho: acredito que as marcas hoje além de se preocuparem com os produtos e todo o comporto de marketing, elas precisam também contar histórias. O cliente não quer mais comprar um produto por comprar, ele quer algo mais. Como Planner qual sua percepção deste “algo mais” que o cliente busca? As marcas estão conseguindo atender está demanda que muitas vezes perpassa o lado intangível da relação de troca?
Marcelo: Nossa, esta pergunta é bem densa. Me lembrou de uma definição de marca do antropólogo Dr Bob Deutch que diz que “marca é a fusão metafórica entre as histórias que as pessoas têm de um produto e suas próprias histórias”. Acredito que hoje o "algo a mais" que as pessoas estão buscando passa por contar histórias mas passa ainda mais em expressão pessoal. O consumo é uma forma de expressão e por isso como planejador vejo grande importância das marcas construírem seus valores.
Creio que muitas marcas sempre trabalharam para se relacionar e criar histórias com o público, como é o caso da Gelatina Jell-o e o "Jell-o Cookbook". Entretando com a chegada do digital sabemos que cada vez mais o público para de aceitar e passa a querer se relacionar de maneira igual com as marcas e que, entretanto tudo isso ainda é muito novo e por isso ainda grande parte das marcas ainda está engatinhando. A televisão foi inventada em 1925, a CBS foi fundada em 1927, o primeiro grande evento televisionado  foram as Olimpíadas de 1936, o primeiro comercial foi veiculado na NBS em 1941 ; o Orkut e o Facebook foram fundados em 2004, e o YouTube em 2005... todas essas redes tem menos de 10 anos e uma delas já está em queda vertiginosa... temos muito a aprender. Bom, em suma acho que a construção de histórias e o algo mais sempre esteve presente na comunicação bem feita, entretanto agora o digital vai estreitar a relação entre marcas e consumidores e exigir uma maior entrega por parte das marcas.
Blog do Fernando Coelho: Outra pergunta sobre clientes! Já partindo para o tangível e talvez relacionado com a pergunta acima. O que o cliente (consumidor) quer nem sempre é o que ele precisa, da mesma forma o que o cliente (anunciante) quer nem sempre é viável. Como a agência deve se posicionar frente a essas questões? Tem algum case que exemplifique essa situação?
Marcelo: Acho que o trabalho de um planejador é entender um problema e apontar caminhos para uma solução, logo faz parte do trabalho entender que as vezes quando o cliente diz que quer falar desta ou daquela forma, ele quer na verdade dizer é "quero resolver um problema" e que se acreditamos a forma proposta pelo cliente não ser a melhor temos a obrigação de apontar (SEM BATER DE FRENTE) que existem formas melhores para solucionar o problema identificado. Lembro uma vez quando trabalhava para a empresa Gomes da Costa que recebi um briefing pedindo para anunciar a linha de Gomes da Costa para tentar aumentar a frequência de uso de produtos da empresa. Por trás desse pedido estava o fato de que as donas de casa não sabiam variar seus cardápios com Atum e Sardinha. Identificado o problema o cliente refez o seu site ampliando as opções de receitas (http://virou.gr/TgEXoE) e a campanha proposta pela JWT bateu na tecla de variar as receitas, apresentando algumas novas formas de uso dos produtos Gomes da Costa. (http://youtu.be/7QHEeT_5gd0?t=2s)

Blog do Fernando Coelho: Saiu no Mundo do Marketing: “Marcas enfrentam o desafio de serem relevantes entre os jovens”. Os anunciantes (e suas respectivas agências) estão conseguindo se comunicar (de maneira clara) com esses consumidores que representam 50,9% da força de trabalho (e compra) mundial?
Marcelo: Na minha opinião "marcas enfrentam o desafio de serem relevantes" e ponto, essa é a realidade das marcas. Sim "o jovem" assim como "a classe C" são os targets mais visados atualmente e por isso essa concorrência pode ser maior, mas cada público tem as suas dificuldades e suas peculiaridades. 
Blog do Fernando Coelho: Na concepção do planejamento criativo existe fórmula para saber o que pega e o que não pega?
Marcelo: Existem experiências, conhecimento adquirido de conceitos, do target, da marca, do cliente, de comunicação, dos meios, etc. A soma de tudo isso indicam melhores caminhos, entretanto cada caso é um caso e por isso a fórmula mágica não existe.  Acho que o lado ruim é que sim sempre existirá a chance de errar, mas o lado bom é que sempre existe a oportunidade de aprender mais sobre tudo que está envolvido numa comunicação desenvolver forma acertivas de comunicar.
Blog do Fernando Coelho: Em uma frase qual seu look market? Qual sua visão do mercado, do mundo e das pessoas?
Marcelo: Acho que o mercado é uma constante evolução: quando mais o público muda, mais muda a comunicação e as marcas. Cabe a cada um mergulhar nos desafios e descobrir novas formas de falar com o consumidor.
MINI CURRICULO 
Marcelo Bazán (@marcelobazan) é Gerente de Planejamento na F/Nazca para as marcas Pampers, Lenovo, Novartis, Sustagen, além de ser um dos responsáveis pelo F/Radar. Formado na ECA-USP e com 10 anos de experiência em comunicação, tem no currículo passagens pela Co.r, consultoria de inovação, e por agências como Lowe, GP7 e JWT. Além disso, tem uma coluna no blog Unplanned - http://unplanned.com.br/

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

É possivel medir audiência no mundo digital?



Segundo o prof. da ESPM Pedro Waegertner é mais fácil medir a audiência no mundo digital do que no ambiente off line.

Cada ação nossa no mundo digital, uma busca, acesso, compartilhamento, qualquer coisa que seja deixa algum tipo de rastro, por exemplo: se um cliente entra num PDV e passa por vários setores, não teremos como saber quais os produtos de interesse dele, já numa loja virtual a situação é totalmente diferente, cada clique deste “consumidor-internauta” gera dados que pode ser utilizado posteriormente, como perfil de pesquisa, produtos de interesse, indicadores, entre tantos outros.

Quanto às estratégias, o meio digital também nos fornece mais assertividade, como já falei, este ciclo que o consumidor faz é bem mais claro, logo as estatísticas são exatas, o que possibilita ao Planner desenvolver uma solução pautada num comportamento concreto.

Segundo relatório da Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), a internet é hoje o segundo veículo com maior receita publicitária no país. No total corresponde a 11,98% da fatia total da publicidade do primeiro semestre de 2012.

Então devo investir em on ou off?

Em publicidade não existe esse ou aquele, as táticas de mídia e seleção dos meios devem ser vistos como integrados onde um meio apoia o outro, ou seja, a mídia hoje precisa ser multicanal, onde cada ambiente gera sinergia para o outro. A palavra de ordem é integrar!

Use e abuse da mídia digital, não esqueça do off e tenha sucesso.

@coelhofernando

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Brief da Semana!



Colunistas 1

A primeira medalha do Premio Colunistas 2012 foi para Quadrante Design - Prata para a Exposição do Parque Botânico Vale no Rio Anil Shopping.

Colunistas 2

Quem também leva para casa uma medalha é o Grupo Phocus na categoria Ações Promocionais para nens Duráveis com a ação Aeromoça realizada para Gafisa e Franere. Medalha de Bromze!

Soprando as velinhas

Quem soprou as velinhas essas semana foi um dos D.A do Grupo Phocus! Joelson Sodré, parabéns!

F1

Foi dada a largada. Desde o dia 01/08 até as 12h de amanhã, todo mundo está convidado a conferir de perto o carro oficial de F1 da Renault que está em exposição na concessionária da Renalt. A comunicação da ação foi realizada pela Mallmann Marketing.

Criativa nova na Ideia

A Ideia Propaganda recebeu essa semana Rosy Reis para reforçar o time de atendimentos da casa  Seja bem-vinda e boas ideias!

Novos talentos

A AG.10 sempre apoiando e desenvolvendo talentos recebeu essa semana em sua sede o Graduando design da UFMA Charles Muller. O criativo foi vencedor do concurso criado para escolher a marca do Centro Acadêmico de Design da IES. Como premiação, ele descolou um estágio lá na agência. Parabéns!

Peso Pesado

Quem passou também pela AG.10 essa semana foi o lutador profissional Zuluzinho! A galera usou e abusou da criatividade durante o combate (que não passou de poses) rs. Muito legal!

Criativos, podem enviar seus cliks do acontece nos bastidores da agência! Esse espaço é nosso!

@coelhofernando